06 Outubro

Embaixadores Árabes defendem a criação de rotas de navegação diretas com o Brasil

O interesse é a criação de uma linha direta para a África que, segundo executivo, um cargueiro pode realizar em apenas quatro dias

O Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil discutiu em reunião com representantes do governo e empresários de Pernambuco o setor de transportes e logística. Com uma infraestrutura portuária robusta e localização que favorece ligação marítima com o Norte da África, os diplomatas defendem a criação de rotas de navegação diretas entre o Brasil e o mundo árabe. Em visita ao Porto de Suape, O CEO do complexo, Bernardo D’Almeida, destacou que houve movimentação de volume recorde de cargas de janeiro a setembro deste ano, cerca de 13 milhões de toneladas, um aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2014. “Enquanto o Brasil está em crise, Suape está passando por um ‘boom’ em movimentação econômica”, destacou o executivo.

Segundo ele, mesmo com tradição em granéis líquidos, há possibilidades para novas atividades, destacando entre elas, áreas do complexo industrial que reúnem indústrias de alimentos e bebidas, metal-mecânica e naval. A administração de Suape quer transformar o local num polo internacional dos setores de petróleo e gás e de construção de navios. Outros segmentos de interesse são os de petroquímicos, têxteis, minérios, automotivo, siderúrgico e de tecnologias da informação. “Estamos preparados para receber investimentos”, acrescentou.

O Coordenador de Relações Institucionais de Suape, Sílvio Leimig, ressaltou que recentemente o complexo recebeu a visita dos embaixadores do Senegal, Cabo Verde e da Mauritânia. O último, Abdellahi Kebd, também integra a delegação de diplomatas árabes que visita Pernambuco. O interesse é a criação de uma linha direta para a África. Kebd disse várias vezes que um cargueiro pode realizar a viagem entre o estado e seu país em apenas quatro dias. “O estado é o mais próximo da África e seria bom se houvesse uma ligação direta com algum país do continente, como a Mauritânia”, reforçou o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que integra a delegação.

Ainda no complexo, os embaixadores visitaram o estaleiro Atlântico Sul, que constrói navios petroleiros para a Petrobras. O gestor de projetos Rodrigo Fanton informou que as operações começaram em 2007 e que a empresa tem em seu portfólio encomendas de 20 embarcações de grande porte a serem concluídas até 2020, sendo que seis já foram entregues. A administração de Suape informou ainda que a construção de um segundo terminal de contêineres deverá ser licitada em 2016, e que nos dias 12 e 13 de novembro deste ano será realizado um fórum internacional para promoção de negócios no porto.

Você já conheçe nossos serviços? Saiba o que nós podemos fazer pela sua empresa.

Exportação, Importação, Assessoria Aduaneira e Logística Integrada, Transporte Rodoviário Nacional e Agenciamento de Cargas.